Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se traduzimos a palavra backup para o português será cópia de segurança.

Este termo é muito utilizado por empresas pois é uma maneira de classificar as pastas que guardam arquivos como documentos, fotos vídeos entre outros.

O backup é muito utilizado em empresas e até mesmo por usuários domésticos, pois ninguém quer ocorrer o risco de perder um dado importante por acidente e não ter a possibilidade de recuperação.

Com o avanço da tecnologia atualmente podemos realizar o backup de maneira online. Existem diversos servidores que ofertam o serviço de maneira gratuita como no caso dos mais conhecidos tais como o Google Drive e Icloud.

Existem diferentes tipos de backup será necessário levar em considerações suas vantagens e desvantagens no momento de escolha, é o que vamos analisar:

Armazenamento domestico

É o modelo mais simples realiza o backup utilizando HD externo, CD ou DVD. É indicado para pequenas empresas, profissionais home office e usuários domésticos pois não é necessário investir em servidores mais potentes.

Sua desvantagem é que o armazenamento é feito em drives por isso estão mais vulneráveis a danos e extravios.

Nuvem

Neste tipo de armazenamento não é necessário drives físicos o backup é feito de maneira online e em muitas vezes em tempo real atrás de programas específicos tanto gratuitos como pagos.

Seu ponto negativo é que a execução da cópia de segurança vai variar de acordo com a conexão de sua internet, quanto mais rápida a velocidade em menos tempo é feito o backup é importante ressaltar que esse tipo de sistema funciona totalmente de forma virtual sujeito a ataques cibernéticos.

Backup Completo

Esse tipo de backup realiza a cópia de segurança na íntegra de todas as informações de seu sistema.

A desvantagem que esse modelo de armazenamento utiliza muito mais espaço podendo deixar seu sistema operacional com lentidão acarretando em atrasos em sua rotina de serviço.

Backup Incremental

Esse modelo de armazenamento é indicado para empresas maiores que tenham extensa informações de dados. É muito eficiente pois ajuda a melhorar o desempenho do sistema.

Geralmente o incremental é realizado após um backup completo, por conta que ele realiza as cópias somente dos arquivos que foram alterados desde o último backup.

A maior dificuldade está no momento da restauração de dados. O processo de recuperação de informações é mais lento e complicado. Isso ocorre porque será necessário antes identificar onde existiu a modificação no ultimo backup por completo e somente depois será iniciado o backup incremental para depois recuperar os dados.

Backup Diferencial

O backup diferencial é recomentado para pequenas e médias instituições já que o valor resulta da quantidade das informações.

Neste modelo de armazenamento os dados da empresa são transmitidos para uma cópia de segurança via internet. Nomeia- se diferencial em razão de que só os arquivos diferentes que não estavam no sistema na ultima atualização são enviados para backup.

Seu ponto negativo é que exige mais espaço e tempo para realização da cópia de segurança.

Para não errar na hora da escolha do melhor tipo de backup para sua empresa entre em contato com conosco, e fale com um de nossos especialistas!!

assine a nossa news Letter

receba mais conteúdos incríveis como esse!

Mais artigos...

Gostaria de dicas personalizadas para a sua empresa?

fale com um consultor agora mesmo!