Motivos para você separar a sua rede de visitantes da rede operacional

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A maioria das pessoas possui um fluxo constante de visitantes em nossas casas, como amigos, familiares, em alguns casos até mesmo viajantes do Airbnb, e todos precisam acessar a rede Wi-fi em algum momento, já que nem sempre a Internet Móvel está disponível em alguns locais. O que a maioria das pessoas fazem é entregar a senha da sua rede para seus convidados, mas existe uma opção muito melhor, que é ter um ponto de acesso dedicado ao seu convidado.

Garantir a segurança da sua rede Wi-fi é um ponto muito importante para evitar que dados sejam expostos à terceiros, porém toda a segurança pode ficar comprometida quando várias pessoas acessam a rede com a mesma senha, principalmente visitantes. Por isso que muito mais seguro ter uma rede dedicada aos seus visitantes.

A principal vantagem é que essa rede separada (que aparece como um SSID ou nome de rede diferente) é bloqueada dos demais dispositivos. Coisas como impressoras de rede, unidades NAS, arquivos compartilhados e outras informações de rede confidenciais não estarão disponíveis no ponto de acesso de convidados. Você está essencialmente dando às pessoas acesso à Internet, apenas isso!

Dependendo do hardware que você instalou em casa, você também pode restringir a quantidade de largura de banda que os convidados podem usar os horários em que eles podem ficar on-line, até mesmo o que podem ver. Enquanto isso, sua rede padrão permanece separada para seu próprio uso.

Quais situações são interessantes ter redes diferenciadas?

Os perigos do Wi-Fi aberto estão bem documentados e largamente difundidos, assim como os passos para se manter seguro em redes abertas e como proteger sua própria rede Wi-Fi. Mesmo assim, existem alguns casos em que faz sentido abrir sua rede um pouco para seus amigos e familiares. Aqui estão alguns exemplos:

  • Você tem amigos ou colegas de trabalho com frequência e não quer dar a eles uma senha complexa e adicioná-los a uma lista de acesso toda vez que alguém quiser lhe mostrar um vídeo.
  • Você tem familiar ou convidado que se hospedam em sua por alguns dias ou semanas e você precisa compartilhar sua conexão com eles.
  • Você testa, joga ou experimenta muitos dispositivos e gadgets que não deseja ter acesso ao restante da sua rede.

Felizmente, a maioria dos roteadores facilita muito o compartilhamento de sua rede Wi-Fi sem comprometer o resto de sua rede. Tudo o que você precisa fazer é configurar uma rede de convidados que qualquer pessoa possa participar ou uma que tenha uma senha que seja confortável para você.

Os benefícios de duas redes

Ter duas redes Wi-fi sendo uma para você e outra para seus convidados, permite que você configure cada uma para necessidades específicas. Por exemplo, você pode desligar a rede convidada sem afetar ninguém da rede principal. Você também pode restringir a largura de banda que sua rede de convidados pode usar se não quiser que seus convidados façam downloads ilegais.

Você pode fornecer à sua rede de convidados uma senha simples que seja mais fácil de lembrar, para economizar bastante digitação e repetição. Lembre-se de que todos os seus computadores e dispositivos ainda estão trancada por trás da senha longa e complicada que protege a rede principal.

Para o máximo em conveniência, você não precisa fornecer uma senha a sua rede de convidados. Lembre-se de que isso significa que qualquer pessoa, dentro ou fora de sua casa, pode se conectar e espionar o tráfego que passa por ela (isso é algo que você deve informar aos seus convidados quando eles estiverem prestes a fazer login).

Se a sua casa for remota o suficiente e você usar regularmente ferramentas de monitoramento de rede (e confiar em seus vizinhos e visitantes), a opção de ir sem senha na sua rede de convidados é uma opção. Caso contrário, é melhor usar uma senha muito simples para proteção adicional.

Como configurar um ponto de acesso de convidado

Isso vai depender do seu roteador. Se o suporte para acesso de convidado não estiver integrado, você precisará conectar um roteador separado ou um ponto de acesso sem fio que tenha a função ou, para os mais tecnicamente aventureiros, instalar o DD-WRT no firmware existente do seu roteador.

Uma pesquisa rápida na Web ou um simples movimento no manual deve ser suficiente para determinar se o seu roteador tem recursos de acesso de convidado. Esta é uma das razões pelas quais as pessoas optam por atualizar seu kit: os melhores roteadores permitem que você configure várias redes Wi-fi e até mesmo limita a largura de banda usada em cada um deles.

Muitos roteadores vêm com uma lista de configurações de uma página simples para configurar sua rede de convidados e não deve demorar muito para você configurar. Você pode encontrar instruções on-line para a Linksys, D-Link, Asus, Netgear e a maioria dos outros fabricantes, embora a maioria das opções deva ser simples o suficiente para entender sem qualquer ajuda.

Alguns hardwares permitem que você isole os dispositivos dos convidados para maior segurança, e muitas vezes há a oportunidade de impedir que o nome do SSID seja transmitido, e não a opção mais fácil se você quiser que os convidados fiquem on-line. Também vimos o firmware que limita a quantidade de convidados que podem se conectar de uma só vez.

Vantagens da rede de visitantes

As redes de convidados permitem que você compartilhe seu Wi-Fi sem abrir mão de itens confidenciais em sua rede. Uma rede de convidados é fácil de configurar e oferece a seus convidados acesso à Internet sem também dar a eles acesso a outros dispositivos em sua rede doméstica, como seu NAS, sua TV conectada à Internet ou outros computadores.

Ao ligar uma rede de convidados, por exemplo, posso deixar meu primo visitante jogar jogos multijogador em seu laptop sem se preocupar se ele vai procurar o meu NAS, ou que qualquer coisa que ele baixe vai encontrar o caminho da minha rede doméstica. .

Praticamente todos os roteadores modernos têm algum recurso de rede que você pode ativar facilmente. Alguns firmwares de roteador, como um dos nossos favoritos, o DD-WRT, e sua alternativa igualmente poderosa, o Tomato, chamam esse recurso de “interfaces virtuais” e oferecem mais controle sobre como eles são configurados.

assine a nossa news Letter

receba mais conteúdos incríveis como esse!

Mais artigos...

Gostaria de dicas personalizadas para a sua empresa?

fale com um consultor agora mesmo!