Como economizar dinheiro com manutenção de computadores

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

As empresas, independente do seu porte, possuem diversas preocupações, principalmente com setores financeiros e áreas comerciais, porém muitas vezes não dão a devida atenção aos seus computadores, que são responsáveis por fazer com tudo aconteça da forma planejada.

Normalmente, a manutenção dos computadores só acontece quando acontece algum tipo de problema que faz com ela fique fora de uso, como uma tela com problema, lentidão ou alguma placa que pode estar queimada, fora isso, não existe um processo de revisão constante para evitar problemas, evitando que ocorra a manutenção de computadores.

Na correria do dia-a-dia, a manutenção dos computadores são deixados de lado, para que seja possível priorizar outros setores. Mas será que essa é a melhor ideia? E quando um problema acontecer, o custo será bem elevado, visto que a manutenção preventiva não está sendo realizada.

Existem formas de prevenir diversos problemas que podem ocorrer nos computadores da sua empresa, com métodos simples, porém bem simples, que farão com você consiga uma economia significativa no seu orçamento, visto que não acontecerá imprevistos fora do orçamento, tudo será planejado e quando algo acontecer, o valor para manutenção será muito menor.

Importância da manutenção preventiva

Para que seja possível garantir o bom funcionamento dos computadores, a manutenção preventiva é muito importante. O acompanhamento das peças que precisam ser trocadas ou atualizadas garante uma durabilidade maior do equipamento, bem como evitar que ocorra algum problema inesperado.

As empresas costumam ter muitas dúvidas nesse momento, por não saber por onde começar, o que pode ser feito para otimizar o funcionamento bem como evitar possíveis perdas por gasto excessivo ou ainda por descuido. Nesse momento, entra em ação o checklist operacional da manutenção preventiva de computadores, onde você terá certeza que tudo foi devidamente verificado e caso seja necessário corrigido.

Existem atividades de manutenção preventiva que pode ser feita dentro da própria empresa pelo usuário sob orientação da equipe de suporte responsável. Já outros processos precisam ser executados diretamente pelo técnico, para que seja realizada a manutenção preventiva. A M2 é uma empresa que atua com excelência em outsourcing de TI a mais de 5 anos, conquistando o mercado com um trabalho de segurança e confiabilidade.

O que deve ser levado em consideração no checklist de manutenção preventiva de computadores?

Existem algumas situações que são responsáveis pela grande maioria dos problemas que causam mal funcionamento nos computadores, quando se preveni tais ocorrências, é possível aumentar a vida útil dos computadores, garantindo uma economia considerável. Dentre o que precisa constar no seu checklist, podemos listar:

  1. Remoção da poeira em excesso: Como qualquer objeto que temos em casa, os computadores também acumula muita poeira em seu interior, principalmente. Para realizar a limpeza da forma correta, é preciso ser realizada por um técnico, pois será necessário abrir o gabinete ou notebook para limpar toda a poeira com um pincel entre os seus componentes, placas e as demais peças. O excesso de poeira pode causar mal funcionamento nos computadores.
  • Medição da eficiência da rotação dos coolers: A refrigeração interna de um computador é de responsabilidade dos coolers, pois ele evita que as peças elevem muito sua temperatura. Os coolers, quando estão em pleno funcionamento, não permitem que os computadores superaqueçam, fazendo com que alguns componentes queimem.

É uma peça que acumula muita poeira, por isso precisa ser limpa com frequência. Com o tempo, existe o desgaste natural, logo sua capacitação rotacional fica comprometida, resfriando cada vez menos o gabinete ou o notebook.

  • Desfragmentar o disco: Essa é uma funcionalidade que pode ser ativada pelo próprio usuário, sob supervisão da equipe de suporte. Com a frequência do uso do computador e/ou notebook, os arquivos utilizam “soltam” fragmentos que ficam “espalhados” dentro do disco rígido, como se fosse um armário com diversos itens fora de ordem e que nem pertence aquele espaço. Com o tempo, esses fragmentos causam lentidão.

Para prevenir a lentidão por esse motivo, basta desfragmentar o disco, para que todas as partes que foram utilizadas sejam “unidas” corretamente, organizando tudo.

  • Atualização de drivers dos dispositivos: Para evitar problemas, até mesmo com a segurança do seu equipamento, é necessário manter seu computador totalmente atualizado, o que inclui os drivers, que estão disponíveis no site do fabricante de forma gratuita. O ideal, é que de 3 em 3 meses seja feito a verificação de novas atualizações, e caso seja encontrada, que realize.
  • Verificação de vírus: Até parece conselho clichê, mas manter o antivírus atualizado é muito importante, pois existem diversas informações que são tramitadas diariamente, por meio de sites, pendrives, e-mails entre outros que podem conter vírus. Onde a contaminação da sua máquina pode causar desde mal funcionamento até sequestro de dados. 

Criação de rotinas de backup

O backup nada mais é que uma cópia de segurança dos dados que você possui em seu computador. Em uma empresa, os servidores podem realizar cópias automáticas de arquivos com relevância para o funcionamento das rotinas, como backup de sistemas, arquivos disponibilizados na rede e e-mails corporativos.

Porém, quando a empresa não se previne contra acidentes, como quedas do gabinete, água ou algum líquido que pode ocasionar a queima do HD, sem contar de acidentes naturais, como enchentes, incêndios entre outros. Em qualquer um dos acidentes mencionados acima pode trazer uma gama sem precedentes para a empresa, caso não exista um backup.

Em casos de acidentes em um único equipamento, uma rotina de backup local já resolveria o problema, evitando transtornos para recuperação dos dados, pois bastaria apenas restaurar tudo que estava salvo até a última data de backup. Em casos de acidentes maiores, o ideal é que exista uma rotina de backup implementada na rede, para evitar que dados operacionais sejam perdidos e sem chance de recuperação.

Equipamentos de qualidade

Existem empresas que não abrem mão de uma economia no momento em que não se deve economizar. Um equipamento de qualidade faz com a vida útil seja muito maior, já que todos os componentes foram desenvolvidos com certificado de garantia, com qualidade e excelência dos seus fabricantes.

Quando se abre mão da qualidade para dar espaço para a economia, pode ter certeza que essa troca não será benéfica, e a economia pretendida no início, dará lugar para prejuízos, já que a manutenção será frequente bem como a troca de peças e outros equipamentos para substituição.

assine a nossa news Letter

receba mais conteúdos incríveis como esse!

Mais artigos...

Gostaria de dicas personalizadas para a sua empresa?

fale com um consultor agora mesmo!