Raid: Entenda os tipos e sua importância

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quando sua empresa realiza a aquisição de um servidor novinho em folha, alguns pontos precisam ser levados em consideração, para que seja possível garantir que todos os serviços tenha alta disponibilidade de serviços. Já, mesmo que as rotinas de backup sejam executadas corretamente, você pode ter um problema que seja físico no disco, que pode ocasionar uma parada inesperada na operação.

Até que o disco seja alterado para que seja possível que o backup seja completamente restaurado, a operação pode ficar fora por várias horas, dependendo do tipo da operação, podem ocorrer perdas significativas de receita (dinheiro). Sendo que, não apenas a segurança é abordado na configuração do RAID.

Dependendo do tipo de modelo que for adotado, é possível ganhar mais performance do que segurança e vice-versa. Para que consiga entender a diferença entre cada um dos tipos de RAID, criamos uma lista com as particularidades de cada um dos modelos e quais são seus requisitos específicos, temos certeza que sua empresa necessita de algum dos tipos de configuração:

  • RAID 0 – Performance: Conhecido como Striping Array ou RAID 0, possuem dois discos rígidos ou mais que estão executando tarefas simples, como leitura ou ainda gravação de dados, sendo simultânea, gerando uma melhoria no processo de performance, e também liberando uma capacidade maior para o armazenamento de informações.

Porém, ele necessita de um pouco mais atenção, já que a segurança para este modelo não permite falhas em qualquer um dos discos, onde podem ocorrer falhas em um único disco, onde todos os dados que foram armazenados podem estar comprometidos.

                Vantagens:

  • Rápido acesso das informações armazenadas;
    • Menor custo para implantação;

                Desvantagens:

  • Não existe possibilidade de recuperar os arquivos, em caso de falhas;
  • RAID 1 – Segurança: Também conhecido como Mirroring, que possibilita a utilização de dois discos rígidos, onde o segundo será uma imagem refletida do primeiro disco. Logo, quando falamos em espaço para armazenamento, seu desempenho será igual se tivesse apenas 1 disco instalado. A principal vantagem neste cenário é que se, caso um dos discos deixar de funcionar, você terá o outro para subir com uma cópia fiel do outro disco.

Não existe limitação de quantidade de discos para utilizar no RAID 1, você pode usar 4 discos ou até mais, porém sempre em números pares, para que possam exercer a função proposta corretamente. Para o caso com 4 discos, o sistema de um dos discos de um par é entendido pelo sistema como um disco que está separado e outro fica oculto, armazenando a cópia do primeiro disco, que está sempre sendo atualizado.

Neste caso, a empresa não sofre quando ocorre uma falha em um dos discos, já que existe um backup pronto e bem atualizado com todas as informações para sustentar a operação, em sua totalidade. Podemos afirmar que não existem prejuízos associados à uma falha operacional, neste cenário. E no momento da operação com apenas 1, você tem tempo para fazer o orçamento de um novo disco, para manter o mesmo sistema de backup.

Vantagens:

  • Não exista perda de informações, já existe um backup pronto no outro disco;

                Desvantagens:

  • Custo elevado;
    • Queda na performance;

Um ponto relevante sobre a desvantagem de queda de performance, é que a principal preocupação é a segurança das informações, logo não existe uma preocupação tão grande quanto a questão da performance.

  • RAID 5 – Segurança com desempenho evoluído: Uma metodologia comum para os servidores com um número elevado de discos, sendo uma das escolhas mais comuns. Este modelo cria um tipo de camada que promove um processo de redundância, onde existe a perda de uma parcela do espaço do disco total para que seja feito o backup, sem a necessidade metade de toda a capacidade de armazenamento para realizar cópias completas, como acontece no RAID 1.

Nos discos, estão espalhados os códigos de correção, para que assim seja possível gravar de forma simultânea em todos os discos, dessa forma você consegue um desempenho muito melhor. Para que seja possível programar o RAID 5 é preciso, no mínimo, 3 discos. Lembrando que quantos mais discos forem agregados, menor será a proporção de espaço que será desperdiçado.

Em casos de falhas, é possível realizar a recuperação dos dados em qualquer um dos discos. E o melhor, que o sistema não sofre nenhum tipo de interferência, o seu funcionamento continua acontecendo normalmente, mesmo que não exista 1 dos discos rígidos.

Vantagens:

  • Rápida leitura, porém a escrita é um pouco mais lente;

                Desvantagens:

  • Alta complexidade no sistema que controla dos discos rígidos.
  • RAID 10 – Alto desempenho e segurança reforçada: Neste modelo é possível afirmar que ele trabalha com uma combinação do RAID 0 combinado com o RAID 1, que une o alto desempenho com uma segurança reforçada, para que todas as informações estejam seguras com um backup espalhado pronto e com um alto desempenho, sem perda de recursos.

O RAID 10 opera com no mínimo 4 discos, onde é possível manter a operação com até 50% dos discos com falhas simultâneas, sem que nenhum tipo de informação seja perdido, porém o que não pode falhar são os discos de espelho, pois assim você estaria perdendo o disco principal e o seu próprio backup.

Esse modelo de configuração é a mais recomendada e também a mais procurada para os ambientes com banco de dados associados, por ele ser o mais seguro e também ser o que possui o melhor desempenho.

Vantagens:

  • Alta segurança contra perda de informações;
    • Suporte de falha conjunta de mais de um dispositivo de armazenamento;

                Desvantagens:

  • Custo elevado para expansão de disco rígido;
    • Necessário sincronismo em relação à velocidade para que seja possível obter máximo desempenho.

Identificou qual a solução ideal para a sua empresa? Você sabia que existem empresa que são especializadas no mercado, que realizam um trabalho de excelência na parte de outsourcing em TI, identificando a melhor solução para o seu negócio, como a M2 tecnologia, que está no mercado a mais de 5 anos trabalhando com confiabilidade e segurança. Ela pode te apresentar a melhor solução para sua necessidade!

assine a nossa news Letter

receba mais conteúdos incríveis como esse!

Mais artigos...

Gostaria de dicas personalizadas para a sua empresa?

fale com um consultor agora mesmo!