3 Dicas para o Wi-fi funcionar corretamente e não ficar caindo na empresa

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Uma das melhores coisas que a tecnologia proporcionou foi a Internet Wi-fi, principalmente no ambiente empresarial, que não precisa de todo aquele cabeamento para conseguir ter Internet disponível e de qualidade em sua estação de trabalho. Em casa, também é uma maravilha, pois você pode conectar em qualquer cômodo, sem a necessidade de fios espalhados pela casa toda.

Porém, toda essa conectividade pode ser comprometida por alguns pontos, principalmente quando tocamos no assunto de qualidade do sinal emitido através dos roteadores.

Existem diversos fatores que podem causar interferência no sinal, deixando a recepção ruim, consequentemente você tem uma Internet com baixa qualidade, um pouco lenta ou às vezes sem acessibilidade.

Existem empresas especializadas no mercado que realizam um trabalho de excelência na administração de redes e outsourcing de TI, identificando a melhor solução para o seu negócio, como a M2 tecnologia, que está no mercado a mais de 10 anos trabalhando com confiabilidade e segurança. Se estiver com problemas em sua conexão, entrar em contato pode ser a solução dos seus problemas.

Você sabe o que pode causar interferência do seu sinal Wi-fi, tanto na sua empresa, quanto na sua casa? Fizemos uma listinha para te mostrar:

  • Aparelhos eletrônicos: Os aparelhos eletrônicos geram ondas eletromagnéticas que causam interferência no seu sinal, dependendo do aparelho ele pode emitir poucas ondas ou muitas ondas, por isso é importante deixar seu roteador longe desses aparelhos, como: Telefones sem fio, micro-ondas, geladeiras e caixas de som, existem outros, mas esses são os principais causadores.

As lâmpadas também pode ser causadoras de interferências, por isso não deixe seu roteador próximo de abajur, lâmpadas de emergência entre outros, pois dependendo do modelo, ele pode sofrer bastante com tais aparelhos eletrônicos.

  • Wi-fi vizinho: Como a grande maioria das pessoas possui um roteador em sua residência, é possível que o roteador do vizinho cause interferência no seu sinal, principalmente em casos em que a proximidade é maior, como salas comerciais, que tudo fica bem próximo.

Caso você esteja sofrendo interferências do Wi-fi do seu vizinho, procure uma outra localização para seu roteador, para que ele interfira no seu sinal, porém considere um local que tenha uma boa localização (próximo tópico) e que não tenha aparelhos eletrônicos por perto, para evitar um novo tipo de interferência de sinal.

  • Localização: Em locais onde existem muitas paredes, ou qualquer obstáculo que pode interferir o envio do sinal pode ser o motivo da lentidão da sua conexão Wi-fi, é interessante buscar uma localização melhor para o seu roteador, considerando os itens que falamos anteriormente.

O ideal é que ele esteja em um local que seja conectado à todos os cômodos da casa, ou pelo menos, aos principais, como sala de estar e quartos, para que o sinal chegue com mais qualidade nos locais onde existe uma concentração maior de pessoas.

Em uma empresa, busque uma localização que atenda aqueles que necessitam trabalhar com um sinal de qualidade, como área de vendas, marketing, entre outras áreas que dependem da conexão com a Internet.

Se você já verificou todos os pontos que sinalizamos, mas ainda sim seu sinal não está tão bom, continua apresentando lentidão ou pior, você não está conseguindo nem conectar. Agora chegou a hora de verificar outras possibilidades, nem tão simples de resolver, mas não se preocupe, pois tudo é possível de ser resolvido.

Dicas para que seu Wi-fi funcione corretamente

Podem existir diversos motivos para que sua conexão com o seu Wi-fi não esteja funcionamento como deveria, com um sinal de qualidade, os mais simples falamos anteriormente, mas se não resolveu. Temos outras possibilidades, que vamos te mostrar agora:

1. Qualidade do roteador: Pode parecer uma dica muito clichê, mas a qualidade do seu roteador tem grande influência na qualidade do sinal emitido, e com isso, acaba comprometendo a recepção, deixando a Internet muito mais lenta.

Roteadores de baixa qualidade sofrem muito mais com a interferência de outros aparelhos eletrônicos, mesmo que não estejam próximos, a distância para que o sinal seja recebido com qualidade também é muito menor, por isso a importância de um roteador com uma marca confiável.

Para que você não tenha dúvidas, temos algumas sugestões para que você possa ter certeza de qual marca é confiável e não te dará problemas:

  • TP Link: Uma das melhores e mais procuradas marcas do mercado, líder de vendas, com um valor acessível em comparação com a qualidade dos produtos.
  • Ubiquiti: Uma das marcas líderes do mercado de access point, possui a melhor relação entre custo x benefício.

2. Alterar Canais: A alteração de canais pode ser a solução para a questão da lentidão do seu acesso à Internet Wi-fi, os roteadores trabalham em duas bandas: em 2,4Ghz ou em 5Ghz, se o seu roteador está apresentando lentidão ou falha nas solicitações de acesso, você pode alterar a frequência do canal.

Cada frequência possui sua vantagem para ser escolhida, porém se você está buscando uma agilidade maior em sua conexão, pode ser que a sua melhor escolha seja a frequência de 5Ghz, pois elas costumam ser mais rápidas e também apresentam uma estabilidade maior em sua conexão.

3. Repetidores de sinal: Os repetidores de sinal desempenham exatamente o papel que seu nome propõe, ele repete o sinal que está sendo emitido pelo roteador.

Porém, eles são a solução apenas em casos específicos, por exemplo, em locais muito amplos, onde o sinal do roteador não consegue alcançar todo o local, o repetidor pode ser a solução.

Eles realizam a retransmissão do sinal que é emitido pelo roteador principal, os repetidores de sinal favorecem a qualidade do sinal, porém quando falamos em velocidade, pode ser que ele deixe “um pouco a desejar”, visto que ele está apenas replicando um sinal.

A configuração dos repetidores de sinal não é algo complexo, basta apenas conecta-lo a uma tomada elétrica e também depois conecta-lo a um computador utilizando um cabo de rede, que acompanha o repetidor de sinal, realizar as configurações necessárias para que ele atue como um repetidor.

assine a nossa news Letter

receba mais conteúdos incríveis como esse!

Mais artigos...

Gostaria de dicas personalizadas para a sua empresa?

fale com um consultor agora mesmo!